Dicas Úteis | Cultura, Transportes públicos e impostos na Holanda

1º - Se vai viver durante algum tempo na Holanda e utiliza muitos transportes, deve informar-se sobre o "OV"

Todos os transportes públicos na Holanda como comboio, autocarro, ferry e elétrico são chamados ‘OV’ que é uma abreviatura de ‘Openbaar Vervoer’. Se estiver apenas a visitar a Holanda como por exemplo como turista, pode escolher usar um cartão magnético de uma só utilização que irá funcionar como um bilhete para todos os transportes públicos. Note que paga 1 euro extra por viagem usando um cartão magnético de uma só utilização.

Se estiver a viver na Holanda nós recomendamos comprar um cartão magnético OV Anónimo que você pode reutilizar e recarregar. O cartão magnético está disponível em balcões de serviço na estação e supermercados. Eles têm um custo único de 7,50 euros. Após obter um cartão magnético poderá adicionar crédito ao seu cartão em qualquer máquina de bilhetes. Com este cartão magnético você pode viajar em TODOS os transportes públicos. Assim não tem de comprar um cartão diferente se, por exemplo, estiver no autocarro e mudar para um comboio. Mas note que precisa ter pelo menos 20 euros de crédito disponíveis no seu cartão para viajar de comboio.

Quando o seu cartão estiver carregado e pronto a usar, você deve fazer o check-in antes de entrar no autocarro ou comboio, elétrico ou ferry. Há vários locais na estação onde pode fazer isso. Não se esqueça de fazer o check-out quando sair do comboio, autocarro, elétrico ou ferry! Caso contrário o seu cartão magnético não sabe que a sua viagem terminou e irá continuar a cobrar-lhe dinheiro pela viagem.

Se quiser mais informações sobre o cartão magnético OV por favor consulte o seu site.

Planeamento e horário de partida

Quando estiver a planear a sua viagem nós recomendamos que faça o download da aplicação "NL TRANSPORT". A aplicação e o site são fáceis de usar e você pode adicionar os seus locais de partida e chegada e eles calculam as melhores opções para si. Além disso, também informam se existe manutenção a ser feita em alguma linha de comboio ou elétrico, ou se os autocarros precisam dar a volta. Todos os transportes públicos estão disponíveis desde manhã cedo até tarde da noite. Mas por favor note que cidades pequenas geralmente param o seu serviço antes da meia-noite. Comboios nocturnos estão geralmente disponíveis apenas ao redor de Amesterdão, Den Haag e Roterdão, mas também para o Aeroporto de Amesterdão (Schiphol) e o Aeroporto de Eindhoven.


APP PARA DOWNLOAD DISPONÍVEL NO PLAYSTORE
➡️ NS – Apps no Google Play

Sem papel e sem bilhete, apenas um código QR no seu telemóvel para viajar!
Tente fazer-se acompanhar sempre por um cartão Visa ou MasterCard porque muitos locais na Holanda não aceitam numerário.

2º - DICAS PARA UM BOM DESEMPENHO ÉTICO E CORRETO:


Em caso de descontentamento com alguma situação relativa ao alojamento ou no local de trabalho deve comunicar aos coordenadores responsáveis no terreno.
Algum problema, deve comunicar assim que possível o sucedido há sua recrutadora(o) na Holanda para se necessário procurar uma outra vaga o mais rápido possível e fazer uma troca de postos de trabalho da forma mais suave possível.

3.º - Reembolso dos Impostos na Holanda

Se desempenhou trabalho laboral nos Países Baixos nos últimos 5 anos como é previsível terá contribuído para o estado Holandês com impostos pagos todas as semanas.
Pode pedir o reembolso duma parte dos impostos de forma fácil e sem grandes complicações a partir do portal taxback.com
O tempo do processo de reembolso pode demorar de 4-7 Meses, dependendo do tempo de demora das autoridades fiscais da Holanda.
Normalmente pela média feita ao longo dos anos e pelo informação que é possível reunir acredita-se que a maior parte das pessoas que dão início a este processo recebem de volta em média 800 €